
Como é a ultrassonografia da bolsa escrotal
A ultrassonografia da bolsa escrotal é o principal exame para avaliar testículos, epidídimos e estruturas da região escrotal, identificando varicocele, hidrocele, tumores, torção testicular e infecções de forma não invasiva. É muito solicitada em urologia para investigar dor, inchaço, infertilidade masculina e alterações detectadas no exame físico.
Para que serve o ultrassom escrotal
O exame permite visualizar tamanho, forma e textura dos testículos, presença de lesões, fluxo sanguíneo (com Doppler) e alterações nos epidídimos ou cordões espermáticos. Assim, ajuda a diferenciar causas de dor aguda (como torção) de crônica (varicocele) e a avaliar causas de infertilidade.
Quando o urologista indica o exame
A ultrassonografia da bolsa escrotal é pedida diante de dor testicular, inchaço, nódulos, infertilidade masculina, trauma escrotal ou alterações no exame clínico. Também é útil para acompanhamento de varicocele, hidrocele ou tumores testiculares diagnosticados anteriormente.
Como o exame é realizado
O exame é rápido, indolor e feito com o paciente deitado e escroto exposto. O médico aplica gel e desliza o transdutor sobre a região, podendo incluir Doppler colorido para avaliar fluxo vascular dos testículos e cordões espermáticos.
Ultrassonografia escrotal na +Clinic
Na +Clinic, a ultrassonografia da bolsa escrotal é realizada com equipamentos de alta resolução e urologistas experientes, garantindo laudos precisos e confidencialidade total. O exame se integra a consultas de urologia e outros exames para um cuidado completo da saúde masculina.
Se você tem dor, inchaço ou dificuldade para engravidar, Agende sua ultrassonografia da bolsa escrotal da +Clinic e tenha diagnóstico preciso com atendimento especializado e discreto.


